O Grupo ZF participará da 64ª edição do Salão Internacional do Transporte de Hannover, de 20 a 27 de novembro na Alemanha, com uma série de produtos inovadores e produzidos com a tecnologia de ponta da engenharia europeia. As transmissões automáticas para caminhões e ônibus mostram uma inteligência artificial cada vez mais apurada para garantir maior produtividade, menor consumo de combustível, elevado conforto para motoristas e passageiros e reduzidas emissões de poluentes para o meio ambiente.
Em um estande com 680 metros quadrados, a ZF vai expor os produtos e soluções que já estão sendo utilizados por clientes e outras que entrarão no mercado em breve. Confira abaixo os principais destaques para o Salão de Hannover.
Transmissão TraXon
“Há dois anos, decidimos reformular os nossos conceitos sobre transmissões automáticas para veículos comerciais. Em vez de melhorar os produtos já existentes, decidimos escolher o caminho mais árduo: questionamos a nós mesmos o que o mercado vai exigir nos próximos anos. Nossas conclusões foram: mais economia de combustível e de emissões, somadas com operações mais econômicas. Assim, precisávamos de um projeto de transmissão que nos oferecesse mais liberdade em termos de desenvolvimento de hardware e software. E o resultado de tudo isto foi a TraXon”, explica Rolf Lutz, membro do Conselho de Administração e responsável pela divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais do Grupo ZF.
Com 16 velocidades (e até quatro rés opcionais), a transmissão automática TraXon para caminhões pesados oferece um torque na faixa de 2.800 a 3.500 Nm, podendo chegar a 4.000 Nm. Na comparação com uma transmissão manual, a redução de combustível foi elevada para 14% (dependendo da aplicação), enquanto os ruídos provenientes do funcionamento foram reduzidos em 6 decibéis na comparação com caixas automáticas de gerações anteriores.
Além disso, o produto é 43 mm menor do que a geração anterior, oferecendo um design que se adapta a diferentes projetos de veículos. E a transmissão ainda oferece diversas formas de aplicação, podendo ser utilizada com embreagem seca, como um módulo híbrido de dupla embreagem, e também com embreagens conversoras de torque. Mas quando se trata de tecnologia, o produto vai além.
A TraXon oferece o PreVision GPS, um software que integra mapas digitais que possibilitam o reconhecimento da topografia do terreno e indica, via GPS, qual a marcha adequada para reduzir o consumo de combustível e aumentar a durabilidade do trem-de-força. Integrado ao caminhão, o PreVision também pode evitar que o motorista engate marchas desnecessárias antes da hora.
Segundo o executivo Rolf Lutz, a produção em série da TraXon começa em 2014. O produto será aplicado inicialmente na Europa, mas segundo Lutz a ZF não descarta a expansão da oferta do produto para outros mercados.
Fonte: ZF Transmission
Nenhum comentário:
Postar um comentário