A Volvo Trucks apresentou um novo motor adaptado às exigentes normas ambientais Euro 6. As emissões de óxido de nitrogênio foram reduzidas em 77% e as emissões de partículas foram reduzidas pela metade.
“O Volvo FH recebeu um novo motor Euro 6 de 460 cv otimizado para um transporte rápido e com consumo baixo em estradas em boas condições. Os primeiros caminhões com o novo motor serão disponibilizados na Primavera de 2013″, afirmou Mats Franzén, Gestor do departamento de Estratégia e Planejamento de Motores da Volvo Trucks.
A procura de caminhões Euro 6 por parte dos clientes ainda se encontra a um nível moderado. É possível emplacar veículos de acordo com os novos regulamentos desde Fevereiro de 2012, mas ainda faltam mais dois anos para estes requisitos se tornarem obrigatórios para todos os novos caminhões. Estas exigentes normas de emissões envolvem soluções avançadas de motores, incluindo diversos componentes novos, o que, por sua vez, se traduz em custos mais elevados para os clientes. Contudo, este aumento do preço pode ser parcialmente compensado por vários pacotes de estímulo e incentivos financeiros, sobretudo em tráfego regional e operações de longo curso na Europa.
“Neste momento, é difícil determinar a procura que iremos ter. Ao disponibilizarmos o nosso motor mais popular na configuração Euro 6, satisfazemos as necessidades de uma grande parte dos nossos clientes. O resto da linha de motores Euro 6 será lançada bem antes dos requisitos se tornarem obrigatórios em 1 de Janeiro de 2014″, confirmou Mats Franzén.
O motor D13 para a norma Euro 6 é baseado no motor Euro 5 testado e comprovado da Volvo, que atualmente equipa mais de um terço de todos os caminhões Volvo em circulação. Tal como esta unidade, trata-se de um motor de seis cilindros em linha com injetores unitários e tratamento dos gases de escape com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva). Para cumprir os novos requisitos de emissões, também é utilizada a recirculação de gases de escape (EGR) e um filtro de partículas diesel (DPF), sistemas que a Volvo Trucks tem utilizado há vários anos nos EUA e no Japão.
“Desenvolvemos uma solução confiável que não só cumpre os requisitos de emissões, como fornece vantagens adicionais aos clientes ao nível da economia de combustível e do uso sem complicações”, concluiu Mats Franzén.
Fonte: Cargo Edições
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