terça-feira, 24 de julho de 2012

MAN revela caminhões com tecnologia Euro 6



A MAN vai apresentar ao público no Salão de Veículos de Hannover, em setembro, a tecnologia de motores que permitirá aos caminhões e ônibus da marca cumprir os limites da norma Euro 6. Como sucede com quase toda a indústria, exceto a Iveco, a solução passa pela combinação dos sistemas SCR (redução catalítica seletiva), EGR (recirculação dos gases de escape) e filtro de partículas.
A introdução dos componentes que integram os motores Euro 6 e as próprias exigências de maior refrigeração dos motores levaram o construtor de Munique a efetuar algumas alterações na cabina, algumas de ordem estética, caso da grade redesenhada, que inclui a designação da marca ao centro, enquanto o “leão” da Büssing foi deslocado para cima, passando a surgir integrado na barra superior cromada. Os braços dos para-brisas passaram a ficar expostos, o pilar A foi redesenhado, os defletores de ar passam a ter as condutas visíveis e o para-choques de plástico é feito por três peças, inclui proteção inferior anti-intrusão e tomadas de ar maiores para refrigeração.
Toda a linha vai ser apresentada em setembro, mas apenas a de longo curso e transporte nacional TGX/TGS fica logo disponível para comercialização, estando prevista a entrega das primeiras unidades para início de 2013. Quanto às gamas de distribuição leve e média, TGL/TGM, a comercialização arranca no início de 2013 e as primeiras unidades serão entregues em abril.
As linha TGL/TGM tiveram o interior da cabina ser revisto à imagem e semelhança da gama TGS. O compartimento para o rádio é maior, os comandos do console central são iluminados enquanto os do aquecimento e ventilação também foram revistos. As portas incluem mais espaços para arrumações e incluem, de série, comandos para regulação elétrica dos vidros e dos espelhos exteriores.
A nova tecnologia Euro 6 implica um aumento de custo de aproximadamente dez mil euros relativamente a veículos equivalentes Euro 5. A MAN garante que o consumo de combustível não irá sofrer alterações, enquanto o de arla 32 irá diminuir cerca de 50%. Os intervalos de manutenção para o filtro de partículas são de 500 mil quilômetros nas gamas TGX/TGS e 250 mil quilômetros nas gamas TGL/TGM, enquanto para a área mecânica são de 120 mil e 80 mil quilômetros, respetivamente. A garantia do trem de força passa a ser de três anos.

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