A expectativa é de que a demanda global por caminhões médios e pesados cresça em torno de 50% nos próximos 10 anos, disse hoje o principal executivo da Mercedes-Benz, Andreas Renschler, na abertura das conferências de imprensa do Salão de Veículos Comerciais de Hanover (IAA) na Alemanha. Para o público o evento abre no dia 20 e vai até o dia 27 de setembro.
Renschler também mencionou um otimismo contido, não só nas previsões como esta, de longo prazo: “Em conjunto, esperamos que nossas vendas de caminhões sejam maiores em 2012 do que no ano passado,e nossos ganhos voltem no mínimo a se equiparar aos de 2011. Reiteramos nossa meta de retorno sobre vendas de 8% em todas as áreas de negócios começando em 2013 e mantemos nossa meta de vendas da Daimler Trucksde 500.000 unidades para 2013 e de 700.000 unidades para 2020.”
Apesar da crise por que passam alguns países, principalmente do Sul da Europa, a Mercedes-Benz apresentou números positivos para alguns mercados. Nos Estados Unidos, as vendas cresceram de 10 a 20% em 2012. Em toda região do Nafta (o bloco econômico composto por Estados Unidos, México e Canadá), em agosto as vendas cresceram 27%. No Japão as obras de reconstrução também estão levando a crescimento nas vendas na ordem de 20%.
ANTOS – Uma das grandes estrelas do estande de 10 mil metros quadrados da Mercedess-Benz no Salão de Hanover é o novo Antos, uma linha desenvolvida especificamente para distribuição com caminhões pesados. O veículo chega ao mercado com duas versões de cabines e é equipado com motores de seis cilindros em linha e que atendem a legislação Euro VI, além de aumentar os intervalos de manutenção em mais de 150.000 quilômetros.
O novo rodoviário Actros, lançado no mercado europeu no ano passado, também será destaque com novos sistemas “Active Brake Assist” (Sistema de Assistência Ativa de Frenagem), que está em sua terceira geração e proporciona uma manobra de frenagem autônoma para evitar a colisão com obstáculos parados. Outra novidade é o “Predictive Powertrain Control – PPC” (Controle Preventivo do Trem de Força), que liga as informações do GPS sobre a rota à frente com o sistema de mudança de marchas do caminhão. Assim, o veículo é conduzido na marcha que resulta na maior economia de combustível possível.
Além do debate em torno de incentivo aos compradores da nova tecnologia de motores Euro 6, como descontos no pedágio, os novos motores do Actros proporcionariam economia de combustível da ordem de 4,5%.
Tanto o Antos como o Actros estão disponíveis nas novas versões “Loader”, que otimizam a capacidade de carga útil, e “Volumer” que proporcionam máxima capacidade de carga graças a novas alturas dos compartimentos de carga.
HÍBRIDOS – A Sprinter também tem novidades no Salão de Hanover: chega equipada com transmissão automática 7G-Tronic de sete marchas, segundo a montadora, única no segmento de vans, oferecendo mais conforto, economia de combustível e dinâmica de direção aos clientes.
Finalmente, destacamos a subsidiária japonesa da Daimler, a Fuso, que apresentará o primeiro caminhão híbrido de sua categoria, o novo Canter Eco Híbrido. O veículo entrará em produção para o mercado europeu na planta da Fuso em Tramagal, Portugal, neste semestre. Graças a sua tecnologia de propulsão alternativa, o modelo de 7.5 toneladas consome 23% menos combustível do que o modelo Canter movido a diesel e representa um grande passo em direção do desenvolvimento dos sistemas de propulsão alternativos.
“Temos falado em tecnologia híbrida mas o Fuso Canter, apresentado em maio no Japão, é realmente viável e tem seu custo adicional coberto com a economia de 3 a 4 anos de uso”, informou Andreas Renschler.
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