quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Novo Volvo FH 2013 revelado em vídeo



O novo caminhão FH da Volvo que sequer foi lançado na Europa já está num eletrizante vídeo na internet. Protagonizado pela intrépida Faith Dickey, recordista mundial de slackline, o filme mostra a acrobata norte-americana numa impressionante travessia sobre um cabo de aço preso a dois caminhões Volvo em movimento, acelerando em direção a um túnel. O lançamento do novo caminhão será exclusivo para a Europa. Não há data para ser lançado no Brasil.

“Uma garota andando na corda bamba entre dois caminhões se deslocando em velocidade – nem Hollywood havia presenciado um feito como esse!”, observa Daniel Homem de Mello, gerente de marketing da Volvo do Brasil. Mais de 3,4 milhões de pessoas já assistiram o vídeo no youtube.

Faith aceitou o ousado desafio de cruzar a linha entre os dois novos FHs rodando na estrada vazia. Ela tinha que andar sobre o cabo antes que os veículos alcançassem um túnel logo à frente. A travessia foi feita e filmada numa rodovia ainda não aberta ao público na Croácia e contou com a participação do famoso diretor de dublês de Hollywood, Peter Pedrero, que já trabalhou em sucessos de bilheteria como James Bond, Harry Potter e Piratas do Caribe. O video foi dirigido pelo cineasta Henry Alex Rubin, já indicado ao oscar.

“Eu achava que toda proeza imaginável já havia sido realizada. O fato é que ninguém, havia caminhado em uma corda bamba presa entre dois caminhões em movimento. Parecia um desafio enorme, mas são os desafios que me motivam”, afirma Pedrero.

Estabilidade e dirigibilidade

“Lançamos este desafio para mostrar a estabilidade e a precisão da nova linha FH, que será lançada exclusivamente em setembro na Europa”, afirma Mello. Ele lembra que a segurança foi prioridade na produção, envolvendo profissionais de diferentes áreas para garantir que as medidas preventivas fossem as mais rigorosas e que tudo corresse bem. Só foi possível realizar a proeza por causa da grande estabilidade e dirigibilidade do novo FH. Graças a estes atributos, ambos os caminhões puderam manter uma distância constante durante todo o período da atuação de Faith.

Slackline é um esporte criado na California. O praticante tem que andar sobre um cabo ou corda presa entre dois pontos, mostrando extremo equilíbrio, mesmo em situações muito adversas.

Não é para imprudentes

O vídeo foi filmado em um trecho totalmente novo e sem uso de uma autoestrada croata sem tráfego. A façanha da corajosa Faith Dickey é dramática, mas a segurança foi um elemento fundamental para a Volvo em toda a ação e também para toda a equipe de produção.

“Este tipo de ação não é para os imprudentes e amadores. É só para profissionais. A segurança sempre vem primeiro. Você tem que estar o tempo todo preparado para o pior, e planejar como vai lidar com a situação. Preparação até o mais ínfimo detalhe, planejamento meticuloso foram extremamente vitais,” declara Pedrero.


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Hyundai já produziu 100.000 modelos HR



A Hyundai anunciou que a sua fábrica de Anápolis (GO) atingiu a produção de 100 mil minicaminhões HR. A unidade fabril foi inaugurada em 2007 pelo Grupo Caoa, que planeja para setembro a abertura de outra planta industrial em Piracicaba (SP). Além do HR, a empresa também produz em Anápolis o caminhão médio HD.

O HR possui motor a diesel de 2,5 litros, com 4 cilindros em linha e 8 válvulas, e entrega 97 cavalos a 3.800 rpm, e torque de 220 Nm a 2.200 rpm. Possui espaço para 3 pessoas. A transmissão é manual de 5 velocidades, e a tração é 4×2. O veículo atende à legislação para VUC (Veículo Urbano de Carga), por conta de suas dimensões reduzidas (comprimento de 4,7 metros, largura de 1,7 metros e altura de 1,96 metros).

Fonte: iCarros

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mercedes-Benz Argentina produzirá novos modelos de caminhões e ônibus



O responsável do Grupo Daimler para a América Latina, Jürgen Ziegles e Roland Zey, presidente da Mercedes-Benz Argentina, se reuniram com a Ministra da Indústria Argentina Débora Giorgi, para confirmar o início da produção de novos modelos de caminhões Atron e um chassi para micro-ônibus, no Centro Industrial Juan Manuel Fangio de Virrey del Pino.

Os novos modelos que serão produzidos são os caminhões Atron 1624 e Atron 1634, que foram apresentados no autódromo de Buenos Aires, no mês de março passado, além do chassi LO-915, iniciando a participação em um novo segmento, o dos micro-ônibus.

Atualmente a Mercedes-Benz Argentina fabrica o caminhão Atron 1720, e os chassis de ônibus OF-1418 e OH-1618, além do utilitário Sprinter, recém lançado na Argentina. A Mercedes-Benz Argentina prevê iniciar a produção a partir do primeiro semestre de 2013, duplicando o volume de produção de sua atual linha de caminhões e ônibus.

Fonte: 16 Válvulas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vendas à frotistas comprovam a versatilidade da nova linha Cargo



A Ford Caminhões vem realizando um programa de demonstração das opções da linha Novo Cargo Euro 5 a grandes frotistas. O resultado tem sido a comercialização do produto em diferentes setores, entre os quais os da construção civil e de transporte de carga rodoviária, como as recentes vendas para as empresas Concreto Confiança e Nova Minas.

“Estamos realizando um programa especial comprovando na prática as vantagens dos caminhões Cargo Euro 5 em diferentes setores”, afirma Oswaldo Jardim, diretor de Operações da Ford Caminhões. “A linha recebeu a motorização Euro 5, que é a mais econômica do mercado, traz um ganho médio de 10 cv na potência e uma redução de 80% no nível de emissões. Também aumentou o padrão de conforto devido ao câmbio sincronizado, a ergonomia e a cabine com suspensão, além da opção leito muito usada no transporte de longa distância.”



Outra venda a frotista foi a realizada para a transportadora Nova Minas, com sede em Pouso Alegre, MG, que atua no transporte de carga lotação, nos ramos de alimentos, automotivo, eletroeletrônico, celulose, medicamentos e vestuário. Ela acaba de incorporar sete unidades do cavalo-mecânico 1933 à sua frota de 92 veículos e também faz uma avaliação positiva do desempenho do Ford Cargo Euro 5.

“O Novo Cargo atende bem a nossa operação, com vantagens tanto no custo de aquisição como de consumo. Outro ponto importante é que ele teve uma boa aceitação dos motoristas, pelo nível de conforto da cabine. Tanto que estamos planejando a compra de mais unidades este ano”, afirma Rodinei de Moraes, diretor da Nova Minas.

Fonte: Ford

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Iveco apresenta seus caminhões no Equipo Mining


A Iveco apresenta seus caminhões fora-de-estrada durante a 11ª edição da Equipo Mining, evento de demonstração ao vivo de máquinas e equipamentos de mineração que está sendo realizado desde ontem até o dia 17 de agosto no Mega Space, em Santa Luzia (MG). Além dos veículos vocacionados para operações severas, a fabricante também destaca seu último lançamento da nova geração Ecoline para o segmento de semipesados, expondo um Tector 260E28 6×4.

Um dos principais atrativos da Equipo Mining é a demonstração dinâmica de produtos e máquinas para os visitantes. Há duas áreas: uma destinada à exibição, e outra para test drive. A Iveco dispõe de dois caminhões: um Trakker 410T48 6×4 (para simulações de operações com um equipamento da New Holland) e um Trakker 410T44 6×4, disponível para os clientes testarem.



O estande da Iveco tem 600 metros quadrados, em conjunto com a New Holland (empresa da Fiat Industrial que fabrica equipamentos para construção). Neste espaço, a exposição estática da Iveco conta com um modelo Trakker 410T48 6×4, um Tector 260E28 6×4 e um Trakker 8×4. Há condições especiais para as vendas efetuadas durante a feira.

No dia 16 de agosto, às 15h45, dentro do Ciclo de Palestras organizado pela feira, Túlio Correa, executivo de contas da área de Vendas Off Road da Iveco, falará ao público sobre “A Iveco no universo da mineração”.

Iveco Trakker

O Trakker é o único caminhão pesado fora-de-estrada do mercado genuinamente nascido off-road. Base do caminhão vencedor do rali Dakar 2012 (a mais difícil e exigente competição automobilística do mundo), a versão 6×4 oferece motores de 440 e 480 cavalos. O chassi é robusto, sendo construído com aço especial. O interior tem painel moderno e ergonômico. E há a nova versão cabine leito opcional, além de uma ampla lista de opcionais, como ar-condicionado, que aumenta a qualidade de vida a bordo e a facilidade de condução para o motorista.

Iveco Tector

O Tector é o representante da nova geração de semipesados da Iveco. Com 41 configurações possíveis, há um Iveco Tector para cada tipo de aplicação neste que é o maior segmento do mercado brasileiro de caminhões (35% dos veículos vendidos no País). O trem-de-força é o confiável motor Iveco FPT NEF 6, de 6 litros, com tecnologia SCR (que exige o Arla 32). Com 280 cavalos de potência, recebeu uma calibração especial, desenvolvida no Brasil, para o torque exibir uma curva de entrega mais plana e mais ampla: enquanto o motor Euro III atingia o pico de 950 Nm aos 1.250 rpm, sua versão Euro V nacional atinge os 950 Nm em uma faixa de 700 rpm, entre 1.250 e 1.950 rpm.

Fonte: Iveco

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

MAN Latin America apresenta os primeiros caminhões MAN da série TGS no Peru



A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, apresenta os primeiros caminhões MAN da série TGS no Peru. É o primeiro lançamento da marca fora do Brasil, após a estreia dos caminhões MAN TGX “Made in Brazil” no mercado brasileiro. Mais de US$ 10 milhões serão investidos para preparar a rede do importador aos novos produtos.

Disponíveis nas versões chassis rígidos e cavalos-mecânicos, os caminhões MAN TGS vão complementar o portfólio da empresa que já conta com os veículos VW, assegurando uma completa linha de produtos para atender às necessidades dos clientes mais exigentes. Os novos produtos têm configuração otimizada para a operação em condições severas que caracterizam o transporte de carga extrapesado em um país andino, como o Peru, em que predominam terrenos íngremes e estradas com características de rodagem severas.

Produzidos para atender às necessidades de transporte de países emergentes, os novos caminhões MAN TGS são dotados da mais moderna tecnologia alemã, equipados com cabines confortáveis, espaçosas e que garantem uma maior segurança ao motorista. Importador oficial da marca no país, a Euromotors S.A. trabalha com a marca Volkswagen Camiones y Buses há 19 anos no país e será responsável também pela comercialização e serviços de pós-venda das novas unidades MAN.

Ao todo, serão lançados oito modelos do caminhão MAN TGS que variam de 26 a 41 toneladas de peso bruto total. Para atender aos setores de construção civil e mineração, em expansão no país, estão disponíveis os caminhões chassis rígidos MAN TGS 33.360 6×4 e MAN TGS 33.400 6×4, além do MAN TGS 40.400 6×4 também disponível nas versões de 440 e 480 cavalos de potência e do caminhão MAN TGS 41.480 na versão 8×4. Todos equipados com a tecnologia Euro 3 vigente no país.

O transporte rodoviário de cargas pesadas em médias e longas distâncias, por sua vez, será abastecido com os novos cavalos-mecânicos MAN TGS 26.440 6×4 e MAN TGS 26.480 6×4. Ambos vêm com suspensão pneumática traseira, que propicia um melhor conforto ao condutor durante suas viagens.

O motor MAN D26 de 12,4 litros — já conhecido no mercado brasileiro nos modelos da marca MAN TGX “Made in Brazil” por sua robustez e economia de combustível — equipará os caminhões MAN TGS no Peru com potências de 440 e 480 cavalos, em sua versão Euro 3. Para os veículos com potências de 360 e 400 cv, estará disponível o motor MAN D20 de 10,5 litros.

Uma das preocupações da área de Desenvolvimento da montadora é garantir a permamente segurança dos proprietários de um veículo MAN. Neste sentido, todas as unidades apresentadas da série MAN TGS no Peru estão equipadas com itens de série como o exclusivo sistema eletrônico de freios (EBS) MAN Breakmatic e freios ABS.

“O lançamento da marca MAN no Peru faz parte do nosso plano de lançamentos dos caminhões MAN na América Latina. Além dos modelos de caminhões da série MAN TGS destinados a operações severas de transporte de carga de média e longa distância e também aplicação fora-de-estrada, os caminhões MAN TGX “Made in Brazil”, produzidos em nossa fábrica de Resende no Rio de Janeiro, também serão oferecidos ao mercado peruano. Todos os modelos fazem parte do extenso portfólio de produtos disponíveis para os mercados internacionais da companhia”, afirma Marcos Forgioni, diretor de Vendas e Marketing Exportação da MAN Latin America.

Mais de US$ 10 milhões para a chegada dos caminhões MAN

Com investimento total de US$ 10 milhões, a Euromotors aposta na criação de uma estrutura de Pós-Vendas altamente capacitada e especializada para atender aos novos caminhões MAN TGS que chegam ao mercado peruano. Desse total, US$ 6 milhões serão aplicados em novas instalações para venda, exposição e oficina de serviços. Já os outros US$ 4 milhões se destinam ao estoque de peças de reposição e equipamentos.

“Vamos finalizar esses investimentos nos próximos meses para oferecer um serviço altamente diferenciado aos clientes de transporte de carga, construtoras e mineradoras com a nova linha de caminhões MAN no Peru. Com esses novos produtos teremos uma linha completa de caminhões à disposição do mercado e buscaremos também a liderança nesse novo segmento de mercado”, comenta Luis Alvarado, diretor comercial de caminhões e ônibus da Euromotors. O importador também expandirá suas operações para os países da América Central, como Panamá, Guatemala, Nicarágua, El Salvador e Honduras, onde conquistou recentemente a representação das marcas VW e MAN.

No Peru, a estrutura de Pós-vendas será composta por três eixos: o primeiro, que será responsável por atender as unidades na zona central do país, incluindo a capital federal. O segundo eixo que abrange a zona sul e o terceiro que cobre toda a zona norte do país latino.

Euromotors: 19 anos de tradição e liderança

Representante oficial da MAN Latin America no Peru, a Euromotors é líder nas vendas de caminhões acima de 7,5 a 31 toneladas há nove anos e tem a vice-liderança no mercado total de ônibus vendidos no país. Com forte atuação na indústria automobilística, iniciou suas operações com a comercialização de automóveis das marcas VW e Audi em 1993 e já no ano seguinte importou as primeiras unidades de caminhões e ônibus Volkswagen da fábrica de Resende (RJ), completando 19 anos de parceria com a operação brasileira.

Sua tradição se percebe também quanto à qualidade de seus produtos e serviços. Foi a primeira empresa automotiva peruana a receber o certificado ISO 9.001, em 2003, inaugurando também esse reconhecimento entre os importadores do Grupo Volkswagen na América Latina.

Com matriz na cidade de Lima, conta com aproximadamente 500 colaboradores distribuídos entre escritórios administrativos e oficinas de serviços espalhadas por toda a república peruana, que cobrem desde a operação de caminhões e ônibus da marca quanto a de automóveis. Para atender à atual estrutura de veículos comerciais pesados, o importador dispõe de uma rede com nove concessionárias e sete oficinas de serviços autorizadas.

Atualmente, a Euromotors é responsável por uma frota com mais de 6.500 unidades entre caminhões e ônibus da marca Volkswagen no Peru. Os modelos de caminhões mais vendidos são os VW Worker 9.150, 15.180, 17.220 e 17.250 e os modelos de caminhões VW Constellation 15.180 e 17.250. Em ônibus, são comercializados os chassis Volksbus 9.150, 17.210 e 17.230, todos equipados com motor dianteiro dotado da tecnologia Euro 3, de acordo com a legislação local de emissões.

Em 2011, as vendas de caminhões concentraram-se principalmente no segmento de distribuição de bebidas. Os principais fabricantes do país, Coca-Cola e Inka Cola (produtor nacional) adquiriram unidades da marca para o transporte de seus produtos. O fornecimento de caminhões para os setores de limpeza pública, construção civil, operações logísticas e distribuição também tiveram destaques nas vendas do importador.

Fonte: MAN Latin America

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Daily Truck é VUC com jeito de carro


O conceito de que o bem-estar aumenta a produtividade no trabalho tem levado as fábricas de utilitários e de caminhões a incorporarem em seus modelos cada vez mais itens de comodidade, muitos trazidos dos segmentos de automóveis. E o Iveco 70C17 Daily Truck, o novo topo de linha da família de comerciais leves da marca italiana, é uma clara demonstração desses novos tempos ao alinhar, harmoniosamente, conforto, versatilidade, desempenho, economia e preservação ambiental.

Desenvolvida para atender às exigências de redução de emissões de poluentes da fase P7 do Proconve (Euro V), a renovada geração do Iveco Daily, apresentada em abril, incorpora os novos motores FPT F1C Dual Stage, os quais, além de menos poluentes, oferecem mais potência e menor consumo de diesel. Batizada de Ecoline, a nova linha dispõe de 30 versões entre furgão e chassi-cabine – incluindo quatro medidas de entre-eixos e a exclusiva opção de cabine dupla -, com capacidades de carga entre 3,5 e 7 toneladas, transmissão com seis velocidades e elevado padrão de acabamento.

Os preços sugeridos do 70C17 Daily Truck vão de R$ 108.796 a R$ 114.164 (cabine simples), e de R$ 127.411 a R$ 132.781 (dupla). Produzida em Sete Lagoas (MG), a linha Iveco Daily tem um ano de garantia total e dois para o trem-de-força, além de 106 pontos de assistência técnica em todo o Brasil.

Banco traseiro

O Iveco 70C17 Daily Truck (substituto do 70C16 Daily Massimo) é o único da categoria de PBT para 7 toneladas a dispor da configuração opcional com banco traseiro, que pode acomodar até quatro ocupantes, além de três dianteiros, incluindo o do motorista. Enquadrado na categoria VUC (Veículo Urbano de Carga), garante maior agilidade no trânsito e nas manobras, além de acesso livre à ZMRC (Zona Máxima de Restrição à Circulação), no município de São Paulo.

A cabine, de linhas externas suaves e arredondadas, tem para-choque envolvente e é oferecida com 12 opções de cores (cinco sólidas e sete metálicas). O acesso ao interior é facilitado pelas portas amplas e com grande abertura, além do degrau único para subir a bordo.

O painel moldado em dois tons de cinza conta com porta-copos nas duas extremidades. O console central agrega o sistema de som, controles de ventilação e ar-condicionado (opcional), teclas de comando e porta-objetos com tampa. A alavanca de câmbio, agora posicionada no próprio painel, bem próxima ao volante, proporciona melhor ergonomia. O conjunto de instrumentos engloba velocímetro, conta-giros e indicadores de combustível e de temperatura da água. O computador de bordo traz hodômetros total e parcial, velocidade média, consumos médio e instantâneo, além de informações sobre manutenção. Também nova, a chave é do tipo “canivete”, com telecomando.

A comodidade a bordo se completa com o assoalho plano, porta-objetos no teto e forração com tecido mais nobre. Como opcionais, o Daily Truck dispõe de ar-condicionado automático; vidros e travas elétricos; espelhos elétricos com aquecimento; rádio CD player com MP3; tacógrafo; GPS com roteador MultiConnect® e tomada de força.

A nova plataforma traseira do Daily Truck, maior e mais baixa do que a da versão anterior, pode transportar até 4.520 kg de carga. O fato de disputar o mercado com rivais de 8 toneladas é uma das vantagens do modelo, de acordo com Alcides Cavalcanti, diretor de vendas da Iveco. Isso porque, segundo o executivo, as pesquisas indicam que, neste segmento, 65% dos clientes utilizam apenas 80% da capacidade de carga. “Com isso, nossos concorrentes precisam arrastar até 1.200 kg extras, por conta de tara maior, para transportar apenas 600 kg a mais, além do custo de aquisição e do consumo de combustível maiores”, justifica. Outro diferencial do Daily Truck é a possibilidade de combinar a cabine dupla com a plataforma de guincho; assim, é possível transportar o veículo com maior eficiência, e os clientes com mais segurança e conforto.

Mais limpo, potente e econômico

O motor do Iveco 70C17 Daily Truck é o recém-lançado FPT F1C Dual Stage, de 3.000 cm³, com quatro cilindros em linha, 16 válvulas, que utiliza a tecnologia EGR (sigla em inglês para Recirculação dos Gases de Exaustão) para atender à norma Euro V, dispensando o uso do catalisador Arla 32. O sistema de alimentação é composto por injeção eletrônica, common-rail, duplo turbocompressor e intercooler. Segundo a fábrica, os bicos injetores, com tecnologia “piezométrica”, garantem respostas cinco vezes mais rápidas do que os anteriores. Ainda segundo a Iveco, com esse propulsor, o 70C17 ganhou 8% em potência, saltando de 156 cv para 170 cv (a 3.500 rpm), e 13% em torque, com 45,8 kgfm, na faixa entre 1.400 e 2.800 rpm. Com mais força em baixas rotações, o Daily tem funcionamento mais elástico e exige menos trocas de marchas.

A nova transmissão ZF de seis velocidades, sendo a sexta desmultiplicada (overdrive), privilegia a economia. Além de mais fácil de dirigir, o trem de força também tornou o Daily Truck até 9% mais econômico em combustível, segundo a montadora.

Em marcha

Avaliamos o novo Daily Truck pelas congestionadas vias de São Paulo e rodovias próximas. A posição de dirigir é bastante confortável, já que o banco tem ajustes de altura, distância e inclinação. Todos os comandos estão à mão e o câmbio tem engates curtos, suaves e precisos, como o de um carro de passeio. A visibilidade também é excelente, graças à ampla área envidraçada e aos grandes retrovisores bipartidos.

Implementado com baú frigorífico e lastreado com 4.520 kg de sacos de areia, o conjunto totalizou os 7.000 kg de PBT. Mesmo assim, o Daily Truck foi valente e venceu uma longa subida em terceira marcha, sem exigir redução. Tanto no trânsito pesado quanto na rodovia, seu funcionamento é suave e silencioso. A sexta marcha se mostrou realmente eficiente: no limite de 70 km/h das marginais, a rotação cai de 2.500 rpm, em quinta marcha, para apenas 1.800 rpm em sexta. Na rodovia, a 90 km/h, na mesma marcha, a rotação é de 2.200 rpm, o que resulta em menos ruído e maior economia de combustível.

Fonte: IG Carros

Após 50 anos, Kombi sairá de linha de montagem



Prestes a completar 55 anos, a Kombi luta para prorrogar seus dias na linha de montagem da Volkswagen no ABC, onde começou a ser fabricada em 2 de setembro de 1957. O veículo mais antigo em produção no mundo, e ainda o mais vendido em sua categoria no Brasil, deve sair de cena até o fim do próximo ano.

A partir de 2014, os veículos terão de ser produzidos com airbag e freios ABS. A antiga Kombi não tem estrutura para receber esses sistemas. Adaptá-la exigiria muito investimento.

As chances do modelo são praticamente nulas, mas a Volkswagen ainda não desistiu de buscar uma alternativa para seu produto mais carismático. A Kombi foi o primeiro modelo da marca alemã a ser feito no País. Até agora, foram 1,5 milhão de unidades.



Neste ano, já foram vendidas 14,9 mil unidades, mais que o dobro do segundo colocado na categoria de furgões, o Fiat Ducato, com 5.965 unidades. Em 2011 inteiro, a Kombi vendeu 24,8 mil unidades e o Ducato, 13,4 mil.

A Kombi custa a partir de R$ 43,8 mil e o Ducato a partir de R$ 76,3 mil, mais os R$ 2.890 dos itens de segurança opcionais.

Nos bastidores, a Volks não nega que busca uma solução, mas, oficialmente, se limita a informar que o setor da Kombi opera em um turno na fábrica de São Bernardo do Campo com 630 empregados.

Fonte: Jornal A Tribuna

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Minas Gerais vai receber maior fábrica de caminhões da China



Mais uma montadora chinesa deve fincar estacas no Brasil – desta vez é a Foton, de caminhões. O estado escolhido é Minas Gerais. Segundo afirmou o senador mineiro Clésio Andrade (PMDB), em entrevista à rádio mineira Itatiaia, “as negociações com a maior montadora de caminhões da China estão avançadas” e eles estão definindo, agora, qual cidade abrigará a primeira fábrica da empresa no país. Embora o senador não cite textualmente o nome da montadora, a maior empresa da categoria na China é justamente a Foton.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde está a Fiat (Betim) e a Iveco (Sete Lagoas) é forte candidata a receber a chinesa. Isso porque já há no local uma estrutura de fornecedores montada.

O Sul de Minas é outra região que está no páreo. A favor dos municípios locais estão a proximidade com São Paulo e a instalação da Xuzhou Construction Macchinery Group (XCMG), fabricante chinesa de máquinas de construção, em Pouso Alegre.

Segundo Andrade, o plano da montadora é trazer para o país primeiro a operação em regime de CKD (montagem local dos componentes importados da China). Depois, os planos são construir uma unidade de produção completa.

A Foton Aumark, entre as montadoras chinesas de caminhões que anunciaram investimento no Brasil, é a única que ainda não divulgou formalmente onde vai se instalar. Já as vendas dos veículos começam em setembro.

A marca foi trazida pelo ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luiz Carlos Mendonça de Barros, em maio do ano passado. Em entrevista, na época, Mendonça de Barros confirmou os planos de produção local dos caminhões da Foton, com investimentos em conjunto do Brasil e da montadora.

A marca vai se instalar até o segundo semestre do ano que vem no Brasil. Segundo o vice-presidente da Foton Aumark, Orlando Merluzzi, no início serão fabricados caminhões do segmento leve. Nessa fase, os investimentos serão feitos somente pelo sócio brasileiro, a Foton Aumark. Sobre a cidade a receber a montadora, o executivo prefere manter sigilo. “Não temos nada definido. Ainda estudamos as melhores alternativas.”

Segundo ele, com a operação em CKD, os caminhões produzidos na unidade deverão ter entre 15% a 20% de conteúdo nacional. “Após 14 meses de atividade, nossa expectativa é de nacionalizar 65% desses itens”.

Depois de consolidada a operação no Brasil, os planos da Foton são de uma fábrica completa. Nessa iniciativa, segundo Merluzzi, o investimento será conjunto com matriz chinesa. “O Brasil será o terceiro país dentro da estratégia de internacionalização da Foton. Em 2013, a Índia vai inaugurar uma fábrica completa e, no ano seguinte, será aberta uma fábrica na Rússia. Por aqui, eles vão se instalar em 2017”, afirmou o executivo. Em 2017, a Foton Aumark deverá ter 3,5% de participação no Brasil, com vendas de 31 mil caminhões por ano.

Fonte: Economia IG

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Apta apresenta o primeiro caminhão MAN produzido no Brasil

A Apta Caminhões e Ônibus, na Baixada Santista, apresentará o novo modelo MAN a clientes frotistas e convidados, no próximo dia 14 de agosto, a partir das 19h30, na sede da concessionária no litoral. O extrapesado TGX 29.440 6x4 é o primeiro da linha de caminhões lançado pela marca.
O modelo que será apresentado traz tecnologia de ponta para atender o mercado de transporte de cargas no setor de caminhões pesados. O cavalo mecânico tem tração 6x4 e é equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos, indicado para transporte rodoviário de médias e longas distâncias para cargas gerais em composições de 57 a 74 toneladas de PBTC.
No nível de conforto para o motorista, o caminhão oferece duas opções de cabine. A suspensão da cabine com 4 bolsões pneumáticos minimiza a transferência da vibração do piso para o interior da cabine. Amplo e silencioso, o interior do TGX proporciona ao motorista acesso ideal a um completo e ergonômico painel de instrumentos, além de itens de série, como trio elétrico, ar-condicionado e computador de bordo.
A condução do novo caminhão também oferece facilidade na operação. A transmissão automatizada de 16 marchas minimiza o risco de erros. Tem disco reforçado da embreagem adequado para PBTC superior a 74 toneladas e freios a tambor com sistemas ABS e EBS que impedem o travamento das rodas em pisos com condições de baixa aderência ao solo. O sistema de freio de descompressão EVBec oferece grande potência de frenagem.

O motor MAN de 12 litros com potência máxima de 440 cv e torque máximo de 2.200 Nm a partir de 950 rpm e, numa ampla faixa de rotações, possibilita uma melhor resposta do motor contribuindo nas ultrapassagens, maiores velocidades médias e menor consumo de combustível. Eixo traseiro com redução nos cubos possibilita CMT de até 80 toneladas. Ideal para o aproveitamento da legislação vigente de transporte de cargas.
Segundo o gerente comercial da Apta, Antonio Pascoal Parames, trata-se de modelo de caminhão que vai atender um público com perfil diferente, rigoroso e exigente. “O modelo vai atender bem este mercado de transporte de carga”, explicou. Parames acredita que com o novo extrapesado, a Apta deve manter pelo menos 5% das vendas previstas pela MAN.


Capacitação
A Apta possui um diferencial para os seus clientes: profissionais altamente qualificados, constantemente treinados pela fábrica. A equipe de pós-vendas é capacitada para atender às necessidades e dúvidas dos proprietários dos novos MAN sobre as novas tecnologias desenvolvidas pela montadora. Além dos profissionais, a concessionária tem amplas e modernas instalações, boxes de serviços, oficinas e ferramental adequado para atender os clientes.
A Apta é uma das mais modernas concessionárias da rede autorizada. Além da unidade no litoral, a Apta possui outra unidade em São Bernardo do Campo.
As duas concessionárias atuam com uma linha completa e sua estrutura se divide entre vendas de caminhões e ônibus, novos e usados, peças e assistência técnica. Ambas certificadas pela ISO 9001/2000 com selo de qualidade garantido pelo IQA (Instituto de Qualidade Automotiva).
Tanto na Baixada quanto no planalto, a Apta conta com uma equipe de consultores e mecânicos, treinados pela fábrica e que prestam serviços de atendimento e orientação técnica sobre os produtos.
FONTE: Assessoria de Imprensa Apta Caminhões

MAN Latin America inicia produção da linha VW Worker Euro 5



A MAN Latin America inicia neste mês de agosto em sua fábrica de Resende, localizada no Sul Fluminense, a produção de três modelos da linha VW Worker ADVANTECH. Os veículos VW Worker 13.190, 15.190 e 17.190 são dotados da tecnologia EGR – Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão), que atende a nova legistação de emissões de gases (PROCONVE P-7) sem a necessidade do aditivo ARLA 32.

Indicados para operações urbanas e de médias distâncias como transporte de bebidas, coleta de lixo, transporte de carga frigorífica, guindaste e auto bomba, todos os novos modelos chegam com inovações em segurança, durabilidade, conforto, e novas funções eletrônicas implementadas graças ao conceito ADVANTECH. Os veículos são equipados com o novo motor MAN D08 de 4,6 litros, quatro cilindros e potência de 190 cavalos.

Desenvolvido exclusivamente para as aplicações em veículos comerciais, o MAN D08 tem dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR de pós-tratamento de emissões. Oferece excelente desempenho mesmo em baixas rotações e garante uma série de benefícios como baixo nível de ruído e consumo de combustível, maior intervalo para as manutenções e menor emissão de poluentes. Os motores MAN contam ainda com o exclusivo sistema de freio motor EVB, que proporciona maior poder de frenagem, garantindo segurança e reduzindo os custos de manutenção.

A tecnologia EGR, que já apresenta excelente desempenho, incluindo baixo consumo de combustível, nos veículos médios da linha VW Constellation, também garante melhor aproveitamento do espaço do chassi, já que não exige a instalação de tanque adicional e não interfere no encarroçamento do veículo. Esse ponto torna-se uma excelente vantagem para os fabricantes de implementos pela facilidade de instalação de todos os tipos de carrocerias e para o cliente, que poderá inclusive aproveitar carrocerias que estão atualmente em operação.

“A linha VW Worker já é bastante consagrada pelo mercado. Agora, com os motores MAN produzidos no Brasil e dotados de tecnologia EGR, além de outras diversas mudanças tecnológicas, os caminhões garantem ainda mais vantagens operacionais aos nossos clientes”, diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America. “Novos lançamentos virão no decorrer do ano, reforçando o nosso compromisso de sempre ofertar ao cliente o maior numero de opções para suas operações”, completa.

Os caminhões são equipados com a transmissão Eaton 5406 – A de seis marchas com acionamento a cabo e embreagem com diâmetro de 395 mm. Para o desenvolvimento desses modelos, foram consideradas inovações na cabine e novos itens de segurança. Além da nova padronagem de acabamento interior, os VW Worker ADVANTECH receberam lanternas traseiras com novo design, e melhor isolamento contra entrada de água e poeira, o que reduz o índice de queima prematura das lâmpadas. A nova lanterna conta ainda com lâmpadas individuais para cada função, com sistema de amortecimento interno, sempre visando redução no custo de manutenção.

Embreagem de maior diâmetro, transmissão a cabo, redução de pesos através de uso de novas travessas e um moderno sistema eletrônico (indicativo da marcha selecionada sendo mostrada no painel e presença de sensores que inibem os erros de operação da embreagem e da transmissão) complementam o perfil dos Worker ADVANTECH com motor de 190 cv.

Versão Distributor


Um dos destaques dos novos produtos VW Worker ADVANTECH é o caminhão 17.190 na versão Distributor, já preparado com ítens específicos para atender ao mercado de transporte de bebidas. O veículo conta com motor de partida reforçado, nova suspensão dianteira e amortecedores recalibrados, nova suspensão traseira com eixo reforçado e molas curtas reposicionadas, cardã adicional já fixado no chassi, preparação para alongamento do chicote elétrico, além de novo sistema de exaustão com o escapamento reposicionado, evitando interferência com o chassi.

O caminhão pode ser adquirido via tailor made, reforçando o conceito sob medida na fabricação de produtos e que consagrou a montadora em seus mais de 30 anos de mercado.

Fonte: Man Latin America

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ford Caminhões apresenta o Novo Cargo 1723 para implementação no segmento de distribuição de bebidas na Confenar 2012



A Ford Caminhões apresenta o Novo Cargo 1723 para implementação no segmento de distribuição de bebidas. A empresa participa da Confenar 2012, o maior evento do setor no Brasil, promovido pela Confederação Nacional das Revendas AmBev. O evento será em Foz do Iguaçu, Paraná, de 8 a 10 de agosto.

Com a exposição do caminhão de grande sucesso neste setor, a Ford pretende mostrar as vantagens do novo modelo, ainda mais preparado para atender um setor onde a durabilidade e o conforto são importantes, devido às frequentes paradas de entrega. O encontro vai reunir cerca de 700 executivos das áreas de gestão, vendas e logística das revendas AmBev do Brasil.

10 anos

O evento marca os 10 anos da associação da Ambev, uma das maiores produtoras de bebidas do mundo, com uma série de fóruns de negócios. “A Ford tem grande orgulho de ser uma das parceiras mais antigas da Confenar, o que tem nos ajudado a entender as necessidades deste importante segmento do mercado. Vimos que estes 10 anos de trabalho, conquistas e união foram importantíssimos para multiplicar os resultados”, diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

Com o tema “Confenar no Extremo”, o evento terá também palestras e ações motivacionais. Seguindo essa proposta, a Ford convidará os congressistas a participar em seu estande do desafio “Ultimate Ford Challenge”, jogo oficial do UFC – Ultimate Fighting Championship no XboX Kinect.

Cargo 1723

Com peso bruto total de 16 toneladas e três distâncias entre-eixos (3.560, 4.340 e 4.800 mm), o Cargo 1723 se destaca pela eficiência e durabilidade e oferece muitas vantagens na distribuição de bebidas, uma de suas principais aplicações no mercado.

Este ano, o modelo passou a ser equipado com o novo motor Cummins Euro 5 ISB 6.7, de seis cilindros e 230 cv, mais potente e econômico. Ele apresenta um ganho de 10 cv no desempenho e um consumo de diesel de 5% a 7% menor em comparação com a geração anterior. Usando a avançada tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR) para o tratamento dos gases de escape, também tem emissões 80% menores e contribui para um ar mais limpo.

O Cargo 1723 também oferece mais conforto e produtividade, com câmbio de seis marchas sincronizadas, cabine com suspensão e a opção de cabine leito para aplicações rodoviárias.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ford

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Iveco entrega 20 Tector 6×4 Ecoline para o Grupo Convicta



A Iveco entregou para o Grupo Convicta, do Paraná, 20 unidades do modelo Iveco Tector 260E28 6×4, da nova geração Ecoline, que serão equipados com betoneira Convicta e locados para utilização em canteiros de obras em todo o Brasil, especialmente para a Lafarge, que será responsável pelo fornecimento do concreto.

O Grupo Convicta é o maior do sul do Brasil na fabricação de equipamentos para produção, dosagem, transporte e bombeamento de concreto e conta também com uma empresa destinada à locação destes equipamentos.

A aquisição faz parte de um plano de ampliação da frota da empresa, visando atender às necessidades diretas da Lafarge. Trata-se de uma nova modalidade de parceria com contrato de longa duração, em que os equipamentos serão submetidos às mais duras condições de operação, uma vez que atuarão em canteiros de obras, onde a taxa de utilização diária é elevada e as condições dos acessos são severas.

Atualmente, o Grupo Convicta possui um total de 83 veículos em sua frota. Os novos Iveco Tector 6×4 completam 56 veículos da marca Iveco na frota total da empresa, sendo 34 Eurocargo 260E25 e 02 Vertis 130V18. A frota do grupo é implementada com 72 betoneiras, 02 equipados com autobombas de concreto e 09 com bomba lança de concreto. De acordo com Jorge Werneck, gerente comercial da empresa, os veículos Iveco vem apresentando alto desempenho e baixo índice de problemas com relação à manutenção corretiva. “Esta foi a razão de continuarmos optando pela marca”, conclui o executivo.

Toda a manutenção dos veículos Iveco será feita nas concessionárias no primeiro ano e após este prazo serão feitas nas próprias oficinas do Grupo Convicta.

Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Empresas de ônibus modernizam serviço para atrair novos clientes

Check-in, despacho de bagagem, programa de fidelidade, 1ª e 2ª classes. Esses termos são comuns aos usuários do transporte aéreo de passageiros e agora também fazem parte do dia a dia de quem frequenta os terminais rodoviários do país. Para enfrentar a concorrência com o setor – que bateu recorde de desembarques no último ano –, empresas de ônibus intermunicipais e interestaduais têm adaptado conceitos das companhias aéreas e disponibilizado novos serviços aos seus clientes.

A preocupação tem fundamento. Em 2011, segundo levantamento do Ministério do Turismo, mais de 79 milhões de passageiros desembarcaram em aeroportos brasileiros, um crescimento de 15,8% em relação ao período anterior. O número de passageiros no transporte rodoviário, no entanto, tem declinado: 131 milhões, em 2011, contra 136 milhões, em 2010 – de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Com passagens aéreas cada vez mais acessíveis à classe C brasileira, foi preciso se reinventar para atrair e manter aqueles que optam pelas rodovias. Para o pesquisador em transporte na Universidade de Brasília (UnB), Artur Morais, as empresas estão tentando correr atrás do prejuízo. “Essa é uma tentativa de fidelizar os clientes e buscar aqueles que têm alguma restrição com o transporte aéreo. Antes o diferencial era o preço, que não existe mais. Até que enfim os empresários abriram os olhos e perceberam que o consumidor está mais exigente”, diz.

E é buscando agradar esse novo perfil de usuários que as empresas têm investido em inovação. Exemplo disso são os novos ônibus Double Class lançados pela Auto Viação 1001 no início de junho. Com a aposta de atingir jovens executivos, foram investidos R$ 16 milhões na compra de 18 veículos com tecnologia Wi-Fi para uso gratuito pelos passageiros do trecho Rio-São Paulo. Além disso, a frota conta com sistema de classes, executiva e leito, e uma espécie de escritório a bordo, com mesas para apoiar notebooks e tomadas para carregar computadores e celulares.

“A gente sabe que existe uma concorrência forte com o aéreo, porém, quem mais sofre com isso são as empresas rodoviárias de longa distância. Não é o nosso caso. Uma das linhas mais longas que temos é a Rio-São Paulo, com forte atuação da ponte aérea. Diferente de muitas empresas, que vem anunciando quedas de passageiros, nós estamos em uma situação diferente por conta de todas os lançamentos que temos feito”, explica o gerente de marketing e comercial da empresa, Daniel Oliveira.

As inovações a que se refere Oliveira vão além dos ônibus com internet livre. Desde março, a empresa oferece um programa de fidelidade, baseado no mesmo modelo das aéreas. Um cartão de crédito criado em parceria com uma instituição financeira gera pontos para as passagens compradas pela internet ou pelo telefone celular, que podem ser trocados por viagens gratuitas. “A grande vantagem do nosso programa é que o cliente pode trocar os pontos por passagens em outras empresas do Grupo JCA [responsável pela Viação Cometa, Viação Catarinense, Viação Macaense, Expresso do Sul e SIT-Macaé]. A partir da segunda quinzena de agosto vamos estender o serviço também para as compras realizadas nas rodoviárias”, explica.

O setor rodoviário enfrenta outro desafio quando o quesito é justamente o bolso. Enquanto as aéreas podem realizar promoções de última hora, as rodoviárias precisam informar pedidos de tarifas promocionais na ANTT. É necessário registrar, com no mínimo cinco dias de antecedência, os descontos superiores a 50% no preço máximo autorizado pela agência. As tarifas pagas pelos usuários do transporte terrestre ainda incluem ICMS, o que não ocorre na aviação.

A prova disso é o levantamento realizado pela Agência CNT de Notícias no dia 6 de agosto. No trecho Rio-São Paulo, por exemplo, as duas maiores companhias aéreas do país disponibilizavam passagens a partir de R$ 99, quando compradas com mais de sete dias de antecedência. O mesmo trecho percorrido em um ônibus leito custava entre R$ 109 e R$ 119 e, no executivo, R$ 91. O modelo rodoviário, no entanto, se mostra mais competitivo nos bilhetes comprados com pouca antecedência, já que não sofre reajuste.

“Acredito que não é só uma questão de regulação, já que quase não existe concorrência entre as empresas de transporte interestadual. Elas concorrem diretamente com o aéreo, que hoje, em algumas rotas, possui mais de uma empresa atuando. As empresas têm que ter essa flexibilidade [de efetuar promoções]. Agora, o que existia também era uma falta de vontade dos empresários em reduzir os preços”, pondera o engenheiro Artur Morais.

Conforto

Enquanto ações promocionais mais agressivas não são possíveis, investir no conforto do passageiro é o diferencial. Para isso, as rodoviárias estão cada dia mais parecidas com os aeroportos. Salas vip, paineis eletrônicos, sistema de autofalantes e até despacho de bagagem já estão disponíveis aos usuários. A Itapemirim, empresa que está há 64 anos no mercado, é uma das que “importou” o sistema de check-in. Para atender aos mais exigentes, a companhia passou a pesar as malas e se encarregou de levá-las ao bagageiro dos ônibus.

“Estamos sempre procurando formas de diminuir a experiência dos passageiros em aguardar. Por meio de uma pesquisa, vimos que este poderia ser um diferencial, já que o passageiro não quer mais ficar em filas”, explica o gerente comercial da viação capixaba, Fernando Santos. Além do despacho, a empresa oferece em alguns terminais – como o de São Paulo e Rio de Janeiro – as chamadas salas vip. O espaço, com saída direta para a plataforma de embarque, possui café, chá, ar-condicionado, TV, biblioteca e bancada para acesso à internet.

Mobilidade

A entrada no universo online, inclusive, faz parte das ações para fisgar esse novo perfil de viajantes. Grande parte das empresas de transporte rodoviário já possui a opção de compra de bilhetes pela internet ou pelo telefone. Agora, elas investem na customização do serviço para tablets e smartphones. A Viação 1001 lançou a venda pelos celulares em março e a Itapemirim espera lançá-la nos próximos meses. “A aceitação foi tão boa que pensamos em ampliar o serviço. Para quem ainda não tem celular no modelo smartphone, queremos lançar pontos de vendas por meio de totens ativos, no mesmo formato dos autoatendimentos, que hoje servem apenas para impressão de bilhetes comprados pela internet”, antecipa o Daniel Oliveira, da Viação1001. O projeto está em fase de testes, mas a expectativa é de que, em breve, os usuários possam contar com mais este serviço.

Fonte: Agência CNT

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Caminhões Mercedes-Benz oferecem agilidade e produtividade no transporte de bebidas



Com a exposição de um caminhão semipesado Atego 1719 para transporte de bebidas, a Mercedes-Benz participa da ExpoConfenar, que será realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 8 e 10 de agosto, pela Confenar – Confederação Nacional das Revendas AmBev e das Empresas de Logística da Distribuição. Essa feira acontece paralelamente à 10ª edição da Agenda Confenar, principal evento do setor de distribuição de bebidas no Brasil, que reúne líderes empresariais e gestores que representam cerca de 1 milhão de pontos-de-venda em todo o País.

No estande da Mercedes-Benz serão apresentadas as soluções da marca para o transporte de bebidas. Isso inclui uma ampla linha de caminhões, como os leves Accelo, os médios e semipesados Atego e os extrapesados Axor, dando múltiplas opções de escolha para os clientes.

Os caminhões Mercedes-Benz são reconhecidos pela agilidade, elevada capacidade de carga, economia de combustível e reduzido custo operacional, sem abrir mão da robustez que é necessária no severo trabalho da distribuição urbana de bebidas e nas curtas e médias distâncias rodoviárias das operações logísticas.

Com a tecnologia BlueTec 5, oferecemos mais valor para os clientes, graças aos motores que se caracterizam pelo menor consumo e também por maiores intervalos de troca de óleo. Ou seja, mais rentabilidade.

Elevado torque agiliza as operações de transporte

Os caminhões Mercedes-Benz propiciam mais benefícios para os clientes. Graças à potência e torque elevados, os motores eletrônicos garantem agilidade no transporte, especialmente na distribuição urbana de bebidas, atividade caracterizada pelo intenso para-e-anda, que exige muitas arrancadas e retomadas de velocidade.

A capacidade de subida é outra vantagem derivada do elevado torque do motor, otimizando o tempo de transporte mesmo quando o caminhão enfrenta ladeiras no interior dos bairros.

Conforto e praticidade aumentam a produtividade do motorista

Visando um elevado conforto, os caminhões Mercedes-Benz oferecem excelente ergonomia, propiciando ampla comodidade e praticidade para o motorista e os ajudantes. Isso contribui para maior produtividade no dia a dia do transporte, aumentando a rentabilidade do cliente.

O painel de instrumentos dos caminhões Mercedes-Benz é extremamente prático e funcional, oferecendo excelente visualização e simplificando o uso pelo motorista. Ele traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l. Em alguns modelos, está disponível também o Econômetro, faixa verde variável no contagiros que indica ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível.

A maior Rede de Concessionários

Destaque da Mercedes-Benz no mercado, sua Rede de Concessionários está presente em todos os estados do território nacional. São 200 pontos estrategicamente distribuídos, onde os clientes encontram atendimento e assistência técnica especializados.

Os concessionários oferecem o pacote mais abrangente de produtos e serviços de pós-venda, entre eles peças genuínas, peças remanufaturadas da linha RENOV e contratos de manutenção, entre outros.

Apoio à sustentabilidade no setor de bebidas

Durante o evento de Foz do Iguaçu, a Confenar irá anunciar os ganhadores do Selo Confenar de Sustentabilidade. Com patrocínio da Mercedes-Benz, essa distinção foi criada pela confederação para incentivar e reconhecer a adoção de ações sociambientais pelas revendas da rede AmBev.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mercedes-Benz faz ofertas de caminhões no sábado (11) em todo o País



A Mercedes-Benz e sua rede de concessionários realizam no próximo sábado (11) o “Mercedes Day”. Trata-se de uma forte ação de venda de caminhões em todo o Brasil, com ofertas especiais surpresa ao longo do dia, o que será feito diretamente da fábrica para todos os concessionários.

Da matriz em São Bernardo do Campo, a MB irá apresentar simultaneamente para todos os concessionários, via TV interna, cerca de 15 lotes com ofertas especiais surpresa de caminhões. Isso vai ocorrer das 10 horas às 16 horas.

“Na medida em que as ofertas forem anunciadas, os clientes poderão enviar suas propostas imediatamente, o que será feito pelas equipes de venda dos concessionários via on line. A prioridade de atendimento seguirá a ordem de recebimento das propostas de todo o País”, afirma Tânia Silvestri, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com a executiva, além da geração de negócios, a iniciativa aumentará o fluxo de clientes nos concessionários, permitindo uma maior divulgação dos benefícios proporcionados pela nova linha de caminhões, especialmente a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 5 e os motores mais potentes, econômicos e ecológicos.

“Estamos dando assim mais um passo importante no sentido de demonstrar amplamente as qualidades e diferenciais dos caminhões Mercedes-Benz aos clientes, assim como vem ocorrendo com outras impactantes iniciativas já em andamento, caso dos 1.000 caminhões para Truck Test e dos mais de 400 lançamentos regionais pelos concessionários em todo o Brasil”, declara Tânia.

Para assegurar o sucesso do “Mercedes Day”, estarão a postos, na fábrica, colaboradores das áreas de Vendas, Marketing, Comitê de Preços, Pós-Venda e Fleetboard, além do Banco Mercedes-Benz, que também terá suas equipes presentes nos concessionários para oferecer condições atrativas de financiamento.

Uma equipe da Central de Atendimento ao Cliente da Mercedes-Benz, na unidade de Campinas dará suporte aos concessionários no atendimento telefônico e recebimento de e-mails.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Scania destaca linha de semipesados na ABAD 2012



Os novos modelos semipesados Euro 5 são o destaque da Scania na 32ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, organizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), de hoje (6) até quinta-feira (9) no Rio de Janeiro. No estande da marca estarão expostos dois modelos da ampla gama dirigida ao setor supermercadista, o P 250 6×2 e o P 310 8×2, equipados com diferenciais em relação à concorrência, como cabine-leito, suspensão pneumática e balança de peso no painel, todos itens de série. O evento, maior encontro de negócios do segmento na América Latina será organizado no Riocentro.

“A Scania é consagrada no mercado por oferecer os melhores veículos pesados e apresenta agora sua completa experiência de soluções customizadas igualmente aos semipesados”, diz Victor Carvalho, gerente de Vendas de Caminhões da Scania do Brasil. “Os semipesados Scania são os mais avançados, econômicos, seguros, de maior área disponível para carregamento e de maior capacidade volumétrica de carga da categoria.”

A marca oferece produtos customizados a proprietários de supermercados grandes, médios e pequenos varejos; a seus fornecedores, como produtores de hortifrúti, da indústria alimentícia, bebidas e eletroeletrônicos; a frotas que transportam para a cadeia de consumo; a empresas produtoras de bens industriais, além de empresas que realizam transporte de combustíveis, material químico e derivados. Disponíveis também na configuração 4×2, os semipesados Scania são ideais nas operações de médias e longas distâncias, para retiradas e entregas nos centros de distribuição e áreas de movimentação de supermercados e situações de “para e anda” das grandes capitais.

“A Scania vive um momento de expansão de vendas de semipesados e a nova linha vem conquistando e cativando cada vez mais clientes, que necessitavam de um produto superior em qualidade e eficiência”, completa Carvalho.

Produtos customizados, um diferencial

No estande da Scania estão expostos os modelos P 250 6×2 e P 310 8×2. O primeiro, na tração 6×2, tem potência de 250 cavalos e desenvolve torque de 1.150Nm. Já o P 310 8×2 gera potência de 310 cavalos e torque de 1.550Nm. “Seus motores possuem o maior torque da categoria”, ressalta o gerente. A curva do torque atua em baixa rotação e garante duas vantagens: o máximo desempenho do propulsor e superior economia de combustível.

O P 310 8×2 é o único da categoria a sair da linha de montagem com quarto eixo original e garantia de fábrica. “Com isso, a Scania oferece a maior capacidade de carga do segmento. O cliente não precisa mais colocar o quarto eixo em empresas terceirizadas, perdendo a garantia de fábrica”, explica Carvalho. Outra vantagem do modelo é a capacidade de receber um implemento baú de até 10,5m. “Trata-se do maior baú que um semipesado pode carregar no mercado nacional.”

Os dois modelos se destacam entre os concorrentes por ser equipados com itens de série que fazem a diferença na operação do setor supermercadista e sua cadeia. A cabine-leito garante mais conforto, ergonomia e segurança ao motorista, que ao se locomover por médias distâncias poderá pernoitar em seu espaçoso interior. A suspensão pneumática agrega capacidade superior e maior preservação da carga nos serviços de carregamento e descarregamento. O sistema de balança de leitura do peso no painel ajuda o motorista a verificar em tempo real o quanto de carga está transportando para passar dentro da Lei da Balança, nos postos obrigatórios nas rodovias, e também para melhor distribuir a densidade pelos eixos.

A oferta de produtos semipesados de cabine P da Scania contempla opções nas configurações de tração 4×2, 6×2 e 8×2, com diferentes distâncias entre-eixos, que podem receber implementos dos tipos caçamba, unidade frigorífica, tanque, sider/baú e carga seca. Os modelos possuem potências nas faixas de 250, 270 e 310cv, todos com motores de 9 litros. Os propulsores atendem à lei de emissões Proconve P7 ou Euro 5, que entrou em vigor em janeiro deste ano, e emite 80% menos material particulado e 60% menos óxido de nitrogênio. A linha P 270 é a única do mercado a oferecer caminhão movido a etanol com torque de 1.200Nm.

Pacote de opcionais e os diferenciais Opticruise e Retarder

O completo pacote de opcionais da gama de semipesados Scania contempla ar-condicionado, defletores, vidros elétricos, CD Player e preparação para rádio PX. Dois itens também presentes na lista e grandes diferenciais da marca são a nova caixa de transmissão automatizada Opticruise e o sistema hidráulico de freio auxiliar Scania Retarder.

Em sua terceira geração, o Scania Opticruise ganhou mudanças de marchas mais rápidas, além de ter a carcaça confeccionada com materiais mais robustos. Esse equipamento ajuda a corrigir eventuais erros de direção do condutor e proporciona redução de custos com manutenção e de combustível, fatores essenciais para manter operação rentável no setor supermercadista. Já a segunda geração do Retarder permite ao motorista diminuir o tempo da viagem, economizar combustível, preservar as condições dos freios para uso em emergências, manter velocidade mais uniforme, controlada e segura.

Superior segurança

Os modelos semipesados da Scania possuem os melhores sistemas de suspensão e freios do segmento. Na versão 4×2, eles são equipados com molas parabólicas na suspensão dianteira, e na traseira contam com o conceito de molas de “suspensão progressiva”, que proporcionam maior conforto na operação. Nos veículos de trações 6×2 e 8×2, a Scania é a única a oferecer suspensão traseira no sistema pneumático com 2 bolsas de ar e exclusivo sistema ELC, que garante a altura de condução com carga. O conjunto de freios oferece sistema pneumático de duplo circuito e ação direta, com circuitos independentes nos eixos dianteiros e traseiros, de estacionamento e de emergência. Destaque para o modelo 8×2 que sai de fábrica munido de freio a disco com EBS.

O mais completo pacote de serviços do mercado

Antes de tomar a decisão de atuar no mercado de semipesados, a Scania definiu como estratégia primordial ofertar ao segmento um selecionado e eficiente pacote de serviços, já disponível aos clientes.

A programação planejada para a manutenção oferece garantia e realização dos serviços com mão de obra especializada e peças Scania, o que reduz ao mínimo o risco de paradas imprevistas. O Scania Oil é uma linha completa de lubrificantes, desenvolvidos de acordo com as características e exigências da própria Scania para garantir maior desempenho e produtividade. No sistema de troca, o cliente pode substituir sua peça danificada por outra já remanufaturada pela própria fábrica, com a mesma qualidade e a um preço reduzido. Para a tranqüilidade do motorista, a fabricante só vende peças originais, encontradas nos mais de 100 pontos de atendimento Scania distribuídos pelo território nacional.

Dentro do pacote de serviços, o cliente também encontra a mão de obra especializada das equipes das Casas Scania, que são altamente qualificadas e treinadas para propiciar a melhor assistência técnica ao setor. A Scania ainda oferece treinamento aos motoristas com o objetivo de reduzir o consumo de combustível da frota, melhorar a segurança da operação e garantir a máxima disponibilidade. Em caso de emergência, o Scania Assistance possibilita atendimento 24 horas por dia e durante os 365 dias do ano.

Serviço:

ABAD 2012 – 32ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor
Data: De 6 a 9 de agosto
Local: Rio Centro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Fonte: Assessoria de Imprensa Scania

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Mercedes-Benz realiza feirão nacional de venda de caminhões neste fim de semana



No próximo sábado, dia 11 de agosto, a Mercedes-Benz e sua Rede de Concessionários irão realizar um feirão nacional de venda de caminhões. Chamada de “Mercedes Day”, essa iniciativa se destaca pelo anúncio de ofertas especiais surpresa ao longo do dia, o que será feito diretamente da fábrica para todos os concessionários do território nacional.

O feirão terá decontos especiais para caminhões Atron e Atego 6×2, além de taxa de juros de 0,45% ao mês para caminhões destas linhas, da linha Accelo e da linha Axor. “Do Espaço Mercedes, na nossa matriz em São Bernardo do Campo, São Paulo, apresentaremos simultaneamente para todos os concessionários, via TV interna, cerca de 15 lotes com ofertas especiais surpresa de caminhões, entre 10 e 16 horas, horário dessa ação de vendas no dia 11 de agosto”, afirma Tânia Silvestri, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Na medida em que as ofertas forem anunciadas, os clientes poderão enviar suas propostas imediatamente, o que será feito pelas equipes de venda dos concessionários via on line. A prioridade de atendimento seguirá a ordem de recebimento das propostas de todo o País”.

De acordo com a executiva, além da geração de negócios, essa iniciativa aumentará o fluxo de clientes nos concessionários, permitindo uma maior divulgação da nova linha de caminhões. “Estamos dando assim mais um passo importante no sentido de demonstrar amplamente as qualidades e diferenciais dos caminhões Mercedes-Benz aos clientes, assim como vem ocorrendo com outras impactantes iniciativas já em andamento, caso dos 1.000 caminhões para Truck Test e dos mais de 400 lançamentos regionais pelos concessionários em todo o Brasil”, diz Tânia.

Para assegurar o funcionamento do “Mercedes Day”, estarão a postos, na fábrica, colaboradores das áreas de Vendas, Marketing, Comitê de Preços, Pós-Venda e Fleetboard, além do Banco Mercedes-Benz, que também terá suas equipes presentes nos concessionários para oferecer condições atrativas de financiamento. Uma equipe da Central de Atendimento ao Cliente da Mercedes-Benz, na unidade de Campinas, São Paulo, dará suporte aos concessionários no atendimento telefônico e recebimento de e-mails.

Foto: Divulgação/ Mercedes-Benz

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sinotruk apresenta detalhes de fábrica e pretende gerar até 1300 empregos em Santa Catarina


Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil, apresentou nesta sexta-feira, 27, em Lages, Santa Catarina, o plano de investimentos para a unidade fabril da Sinotruk que será construída na cidade e informações mais detalhadas sobre o projeto. A apresentação foi feita com a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e demais autoridades locais, além de concessionários Sinotruk do Paraguai e de Santa Catarina. Segundo o diretor, a produção inicial será de 5 mil caminhões por ano, chegando a 8 mil um ano depois em um único turno de produção. “Nossa produção será destinada a atender o mercado interno, assim como todo a América Latina”, diz Anderson.
A fábrica, que iniciará suas atividades com montagem em KD (Knock-down), será instalada em uma área de 1 milhão de metros quadrados ainda outra área de 1,2 milhões de metros quadrados dentro do complexo industrial destinado aos fornecedores da Sinotruk.

O cronograma prevê o período de julho a dezembro de 2012 para aprovações do projeto junto aos órgãos competentes, terraplanagem e outros. De janeiro de 2013 a junho de 2014 estão previstasobras de construção civil, compra e instalação de maquinários para atender a primeira fase do projeto que posteriormente irá receber investimentos visando atender os índices de nacionalização do novo regime automotivo. “Teremos investimentos significativos por parte de parceiros em motores, transmissão, eixos, cabines e demais itens que estarão sendo desenvolvidos na primeira etapa do projeto”, conta Joel Anderson.
Com base na produção de até 8 mil caminhões por ano em um único turno, a Sinotruk prevê gerar 400 empregos diretos e cerca de 700 empregos indiretos ligados à cadeia de fornecedores já na primeira etapa do projeto. “A demanda de novas vagas depende do mercado, por isso esse número pode crescer de forma significativa”, conta o diretor.
Os investimentos diretos previstos para a primeira etapa do projeto serão superiores a R$ 300 milhões, podendo chegar a R$ 1 bilhão em médio prazo por conta de investimentos necessários para o desenvolvimento de tecnologia, gestão, distribuição e comercialização.

Linha Knock-downA linha de montagem em Knock-down é um conceito adotado por empresas que produzem muitas peças em suas matrizes e buscam, através da exportação e montagem destes blocos em outros países, benefícios para a comercialização de produtos em novos mercados. No caso da Sinotruk, kits de peças serão montados no exterior, e a fábrica de Lages será o ponto de montagem.
FONTE: Brasil Caminhoneiro

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Iveco 70C17 Daily Truck é econômico, fácil de guiar e com PBT de até sete toneladas

A linha Daily, que conta com 30 versões diferentes, ganhou um novo integrante: o 70C17 Daily Truck, um dos destaques da geração Ecoline da Iveco e o único caminhão leve do mercado com motor Euro V, atendendo aos limites de emissões do Proconve P7. Além da novidade, a linha Iveco Daily também conta com carrocerias chassi-cabine e furgão van para passageiros.


O 70C17 Daily Truck chega para substituir o 70C16 Daily Massimo. Com peso bruto total de sete toneladas e capacidade para transportar até 4.520 kg de carga, o utilitário tem a maior plataforma de carga da categoria, que, por ser mais baixa em relação ao solo que os modelos da concorrência, torna mais fáceis as operações de carga e descarga do caminhão.

O veículo é, em sua maior parte, utilizado por caminhoneiros autônomos que trabalham com o transporte de carga própria, por isso, prioriza a economia de combustível e a agilidade para rodar no trânsito das grandes cidades. A família Daily tem com modelo menor e mais simples o 35S14, com peso bruto total de até 3,5 toneladas, ideal para rodar nas áreas de trânsito restrito a caminhões em centros urbanos.

Fonte: Jornal Agora / Alessandro Reis

Parceria entre Daimler e Foton tem primeiro caminhão Auman produzido na China



No início deste mês a Daimler Trucks, unidade de negócios de caminhões da Daimler AG, produziu o primeiro caminhão em parceria com a fabricante chinesa Foton, sediada em Beijing-Huairou, na China. Com a joint venture, todos os caminhões da marca Auman passam a ser produzidos pela Beijing Foton Daimler Automotive Co. Ltd. (BFDA).

“A produção do primeiro caminhão Auman da BFDA é resultado de um meticuloso planejamento e de um trabalho de base que foi elaborado pela Daimler e a Foton de maneira intensiva e em cooperação” afirmou Ulrich Walker, presidente e CEO da Daimler Northeast Asia. “Isso significa uma contribuição essencial para a nossa estratégia no mercado chinês, no qual a Daimler é a única empresa automotiva no país a atuar em todos os segmentos: automóveis, vans e caminhões, bem como peças de reposição e serviços financeiros”.

Ao se referir a esse mais recente marco de progresso da BFDA, Wang Jinyu, presidente e CEO da Foton Motor, disse: “Temos muito prazer de entrar nessa nova fase de nossa parceria. Os produtos de nossa joint venture trarão mais vantagens, devido à combinação do know-how de mercado da Foton e dos conhecimentos técnicos da Daimler”.

Wu Yuejun, presidente da BFDA, avaliou a tranquila transição para a produção dos caminhões Auman como uma comprovação do alto nível da parceria entre os colegas de ambas as partes. “A BFDA nos permite acrescentar mais valor às sinergias entre a Foton e a Daimler em marketing e tecnologia, que, combinadas com as novas unidades de produção, fortalecerá a posição da marca Auman no mercado chinês de caminhões”, afirmou Wu Yuejun.

Juntamente com a construção de uma segunda fábrica para produção dos caminhões Auman, a joint venture também se encarregará de estabelecer a produção do motor OM 457 na matriz da empresa. Esse motor, que tem sido utilizado com sucesso nos veículos comerciais Mercedes-Benz na Europa e na América Latina, será introduzido em cumprimento à nova norma chinesa de emissões China IV, equivalente ao padrão Euro IV.

A Daimler participa com 50% do capital registrado da BFDA. Além disso, fornece experiência em engenharia, especialmente na área de motores a diesel e sistemas de gases de escapamento. Além da matriz em Beijing-Huairou, uma segunda planta da Auman já está sendo implementada.

No ano passado, aproximadamente 110.000 caminhões Auman médios e pesados foram vendidos na China. A nova unidade da Auman dará à BFDA uma capacidade de produção total de 160.000 caminhões. Desde a criação da marca Auman, em 2002, a Foton produziu cerca de 550.000 caminhões médios e pesados em Beijing-Huairou.

Fonte: Brasil Caminhoneiro
Foto: Divulgação